Técnico em Segurança do Trabalho: saiba como obter o diploma em até 40 dias
Você sabia que um Técnico em Segurança do Trabalho tem ótimas oportunidades no mercado de trabalho? Afinal, ele é um profissional requisitado em empresas de vários portes e segmentos. Em suma, ele zela pela segurança dos trabalhadores. Mais do que seguir a lei, o empresário precisa contratar este profissional para garantir o bem-estar do seu quadro de funcionários.
Nesse sentido, profissionais que já têm experiência nesta área, porém não possuem um diploma, não podem ter o registro profissional e, consequentemente, ganham menos que os colegas diplomados. Mas é possível reverter esse quadro com o diploma técnico por Certificação por Competência.
Enfim, o diploma técnico em Segurança do Trabalho pode chegar em sua casa em até 40 dias de modo 100% legal, válido em todo o território nacional e reconhecido pelos órgãos competentes. Ficou curioso? Então, veja como funciona neste conteúdo.
O que é aferição técnica para Técnico em Segurança do Trabalho?
A aferição técnica não é um curso, mas sim um processo de validação do profissional. Ela funciona da seguinte forma:
- O profissional que já trabalha na área de segurança do trabalho inscreve-se no processo do Certifique-se;
- Em seguida, ele comprova que tem um ano ou mais de experiência, seja através da carteira de trabalho ou de um contrato de prestação de serviços;
- Logo, o profissional presta uma prova teórica on-line com perguntas sobre a sua área;
- Na sequência, ele faz o pagamento do processo e, se for aprovado, recebe o diploma em casa em até 40 dias.
Mas, para tudo isso acontecer, ele precisa cumprir dois requisitos: ser maior de 18 anos de idade e ter concluído o Ensino Médio.
A aferição técnica é um processo legal?
O diploma de Técnico em Segurança do Trabalho, assim como em outras áreas profissionais de nível técnico, é amparado pelo artigo 41 da Lei 9.394/96.
Sendo assim, todo o processo de certificação é acompanhado de perto pelo Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), ligado ao MEC (Ministério da Educação).
E, para comprovar a eficácia dessa aferição, os conselhos de classe aceitam o diploma, até porque o documento não vem com nenhuma referência de ter sido obtido por um curso normal ou aferição técnica.
No caso do Técnico em Segurança do Trabalho, por exemplo, é possível obter o registro e a carteirinha do CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais) com o diploma conquistado na aferição técnica.
Como está o mercado para Técnico em Segurança do Trabalho?
Como você já deve saber, o mercado de Técnico em Segurança do Trabalho está aquecido. Ele pode trabalhar em aeroportos, hospitais, indústrias, instituições de ensino, comércio, construção civil e centrais de logística.
As atribuições deste profissional são regidas pela Portaria nº 3.275 de 1989. Além disso, o salário é atrativo: a faixa salarial atual é de R$ 3.290,00 no Brasil. Para conseguir um emprego na área é fácil. Para se ter uma noção, o site Vagas traz 664 oportunidades para este profissional.
Conclusão
Como você pode ver, o profissional Técnico em Segurança do Trabalho tem grandes oportunidades no mercado com o diploma que dá direito ao registro no CFT. Para passar pelo processo, acesse o link do Certifique-se e conheça as condições especiais.